O Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI) inaugurou na tarde desta terça-feira (06) uma nova ala no Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). A obra faz parte do processo de reestruturação do espaço e contou com um investimento de R$ 1.374.000, oriundo do Fundo Municipal do Idoso.
Segundo o presidente do HCI, Douglas Uggeri, o novo setor amplia significativamente a capacidade de atendimento do hospital, oferecendo 22 leitos destinados à infusão de quimioterapia, além de quatro quartos para pacientes com maior necessidade de cuidado contínuo. A nova ala também abriga as áreas de farmácia, manipulação de medicamentos, refeitório e ambulatórios.
“É uma área nova, preparada para acolher o paciente que mais precisa, infelizmente aquele que enfrenta o câncer. Todo o espaço foi pensado para garantir mais conforto e qualidade no atendimento”, destacou Uggeri, em entrevista à Rádio Progresso.
O presidente do HCI ressaltou ainda que o hospital atende uma ampla região, com abrangência de 283 municípios e uma população estimada em cerca de 3,6 milhões de pessoas. Com a inauguração da nova ala, a expectativa é ampliar a capacidade de atendimento e melhorar ainda mais os serviços oferecidos à população.
Além da nova estrutura, o HCI investe na modernização tecnológica com a aquisição de equipamentos de ponta. Uggeri citou, por exemplo, a compra de um aparelho de braquiterapia, com previsão de funcionamento para março. O equipamento será essencial no tratamento do câncer de colo de útero. Outro destaque é o novo acelerador linear, que será o mais moderno do sul do país para procedimentos de radioterapia.
O setor de imagem também passará por melhorias, com a aquisição de uma ressonância magnética Tesla, considerada a melhor do Rio Grande do Sul. “Estamos focados em oferecer o que há de melhor para nossos pacientes. Investir em estrutura e tecnologia é garantir mais chances de cura e dignidade no tratamento oncológico”, concluiu Uggeri.