O Hospital de Clínicas Ijuí, bem como os demais hospitais locais tem se preocupado com a logística de transportes, dificultada devido às condições de rodovias bloqueadas, e cidades desabastecidas pelas intempéries climáticas que assolam o Rio Grande do Sul.
Com isso, o Dr. Douglas Uggeri, presidente do Hospital de Clínicas Ijuí, esclareceu algumas atitudes tomadas pelo hospital em relação a priorização de atendimentos. “Nós estamos atendendo principalmente urgência e emergência, a gente pede para a população que entenda isso, os procedimentos eletivos a gente vai segurar por um tempo, justamente para priorizar as urgências e emergências, a gente não pode deixar um paciente que corre risco de morte, não ser atendido de uma forma adequada para priorizar a parte eletiva do hospital, então a gente pede, conclama para que a população entenda isso e nos ajude” salientou o presidente.
O presidente do hospital também agradeceu o apoio da população, o exército, o aeroporto de Ijuí, e todos que tem ajudado nesta situação possibilitando que o HCI continue realizando atendimentos. “A gente segue atendendo de uma forma mais resguardada, a gente não pode atender de portas abertas, justamente porque temos déficits de insumos e por isso estamos priorizando urgências e emergências” reforçou Uggeri.
Em relação aos leitos do HCI, é um momento de cautela, lembrando que o hospital é antes de tudo estadual, atualmente sendo a quarta referência do Rio Grande do Sul. Segundo ele “muitas vezes não tem leito na instituição, o HCI têm oito leitos na retaguarda e a média de ocupação é de 20 pacientes internados, às vezes, infelizmente, a gente não tem local para alocar esses pacientes, então quem gere esses leitos é o governo do estado através do GERINT, o leito não é do hospital, ele é do estado”.
Dr. Douglas Uggeri ainda finaliza dizendo que o Hospital “sempre prioriza trazer os nossos pacientes, fazer com que os pacientes da nossa região sejam atendidos em Ijuí, e a gente tem trabalhado na contra referência, onde os pacientes mais graves serão atendidos no HCI, e as situações menos graves serão atendidos em hospitais menores, abrindo mais leitos para atendimento”. E que os pedidos estão sendo reforçados, aumentando os estoques, e o Hospital de Clínicas Ijuí está se preparando para isso, mas que precisa manter o resguardo para a urgência e emergência.