A doação de órgãos é um ato de nobreza, capaz de salvar vidas. Em muitos casos, o transplante representa a única esperança de sobrevivência ou a chance de um novo começo para aqueles que dependem desse gesto. Anualmente, milhares de pessoas têm suas vidas transformadas graças à generosidade de doadores.
Para debater o tema, além de oportunizar relatos de vida e troca de experiências, o Hospital Unimed Noroeste/RS realiza, por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott), o 1º Fórum de Doação de Órgãos. O evento será realizado no Auditório do Hospital Unimed, na terça-feira, 24 de setembro, com início às 8h. “Essa é uma oportunidade de conversamos sobre a morte cerebral, sobre doação de órgãos e também sobre a manifestação em vida do desejo de doar”, observa a médica Andriéli de Oliveira Buzzeto, cardiologista, intensivista, responsável pelo Cihdott do Hospital Unimed Noroeste/RS.
As inscrições podem ser realizadas até 22 de setembro, pelo e-mail: [email protected]. Público-alvo: profissionais dos hospitais credenciados junto a Unimed Noroeste/RS e colaboradores da própria cooperativa. Vagas limitadas. Confira a programação completa:
8h30 – Palestra: “Notificação de Morte Encefálica: a importância de notificar e cuidados na Manutenção do Potencial Doador de Órgãos e Tecidos”. Palestrante: Médica Andriéli de Oliveira Buzzeto – responsável pela Cihdott do Hospital Unimed Noroeste/RS.
9h15 – Mesa Redonda: Experiências profissionais: abertura de protocolo de Morte Encefálica e captação de órgãos. Os convidados são os médicos do Hospital Unimed Noroeste/RS – Andriéli de Oliveira Buzzetto, Marco Tulio Somavilla Duarte, Ibrahim El Ammar, Roger Vicente Zanandrea, Felipe Y Castro e Carlos Kuzli Kuzmik.
10h20 – Palestra On-line: “O papel da Central de Transplante frente a captação de Órgãos”. Palestrantes: Médica Sandra Lúcia Coccaro de Souza – graduada em Medicina (PUCRS), pós-graduada em Ginecologia Obstetrícia e Residência Médica (HSL-PUCRS) e coordenadora da Divisão de Transplantes/DRE/SES (Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul).
13h30 – Palestra: “O papel da OPO frente a captação de órgãos”. Palestrante: Fabiana Dal’Conte – enfermeira da OPO4 (Organização de Procura de Órgãos).
14h – Mesa redonda: “Questões éticas envolvendo a doação de órgãos”.
Convidados: OPO4 e integrante Cihdott.
14h30 – Depoimento de famílias de doadores: “Doação: um ato de amor à vida”. Depoimento de receptor de órgãos: “A experiência sobre o processo de transplante”.
15h – Palestra: “Atuação da Psicóloga no protocolo de Morte Encefálica”. Palestrante: Débora Andrade – psicóloga, integrante da Cihdott do Hospital Unimed Noroeste/RS.