Busca rápidaX

MANCHETES

IBGE e entidades avaliam resultados da safra de verão na última reunião do semestre em Ajuricaba

28 de junho de 2024

Aconteceu hoje (28) no Salão Nobre da Prefeitura a última reunião do primeiro semestre de 2024, entre o IBGE e entidades voltadas ao setor agrícola do município. Foram definidos os resultados da safra de verão na área de abrangência do município, sendo que a soja teve produção média de 60 sacas por hectare. Com a soja safrinha ocorreram dois fatores que contribuíram para a baixa produtividade, sendo na implantação da cultura a falta de chuvas e na época da colheita o excesso de chuva, determinando a quantia de 30 sacas hectare.

Para a cultura do milho grão, o clima foi favorável, mas devido a vários fatores se estabeleceu uma acentuada queda na produção, a qual ficou estimada em 80 sacas hectare. Já com o milho silagem houve redução para 25 toneladas por hectare tanto na safra normal e safrinha, devido a vários fatores, como chuva excessiva, pragas e doenças.

O ponto mais discutido foi que, em vários locais do município, o clima foi determinante na produção. Além disso foi avaliado que algumas cultivares apresentaram problemas de germinação.

Na cultura de inverno como trigo, aveias, canola, cevada, triticale e demais, foram estimadas a produção, mas na avaliação das entidades presentes na reunião, ainda é muito cedo para se ter a realidade nas estimativas de produção em razão de clima, variedades e opção dos produtores na escolha da cultura que vai introduzir na lavoura.

Para as demais culturas anuais, se manteve as estimativas avaliadas na reunião anterior.

No município de Ajuricaba a área total que pode ser plantada é de aproximadamente 24 mil hectares.

Fonte: RPI