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“Idosos com smartphones são ‘presas fáceis’ para golpistas”, diz presidente de associação

2 de agosto de 2022

Os idosos têm se tornado presas cada vez mais fáceis para golpistas, na avaliação do presidente da Associação dos Aposentados de Ijuí, Leoveral de Oliveira. A explicação é que, em muitos casos, o idoso recebe um aparelho celular sem o conhecimento necessário para sua utilização, por isso, confia em links e mensagens que recebe, mesmo de números estranhos. A média diária de atendimentos na associação do município é de 30 pessoas, a maioria buscando ajuda para resolver problemas financeiros, dentre eles, os golpes praticados pelo celular.

“Infelizmente alguns idosos ainda não são alfabetizados para a tecnologia. Muitos acreditam em tudo o que recebem e acabam caindo em golpes e o pior de tudo, perdendo dinheiro. O idoso com um celular na mão é uma presa fácil para os criminosos”, lamenta o sindicalista. 

Durante a pandemia de covid-19, ainda mais criminosos aproveitaram para tentar aplicar golpes. Um levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) aponta que houve aumento de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos no período. É preciso, então, conversar com eles sobre esses riscos para ajudá-los a se proteger. Um primeiro passo para isso é mostrar na prática como é possível encontrar informações pessoais facilmente no Google. Isso ajuda a demonstrar como é fácil obter informações sobre alguém.

Além disso, vale se oferecer para avaliar a legitimidade mensagens (de e-mail, de texto, no WhatsApp, pop-ups de sites e assim por diante). É importante, ainda, descobrir quais tecnologias eles usam e como. Para fazê-los ficarem mais confiantes no ambiente virtual, é fundamental conversar com eles sobre as modalidades de golpes mais comuns. Veja, a seguir, os mais frequentes praticados contra eles.

CONHEÇA OS GOLPES MAIS COMUNS:

Phishing

O phishing é um golpe que vem por mensagem e contém links que direcionam para malwares ou sites clonados. Pode ser, por exemplo, um comunicado falso do banco pedindo a atualização de informações. Ao entrar no link fornecido, o cliente insere dados pessoais e eles vão diretamente para o golpista. A melhor opção é não clicar em nada recebido dessa forma.

Golpe romântico

Nesta modalidade, o golpista aborda a vítima, a seduz e, depois de um tempo, pede dinheiro a ela. É comum que eles peçam para conversar fora do app de relacionamento e sempre tenham desculpas para evitar encontros presenciais. Idosos solteiros em busca de romance online devem ser alertados para essa prática. Mostre a eles como se faz pesquisa reversa de imagens para verificar as fotos recebidas.

Golpe da Receita Federal ou da Previdência

Em geral, esses golpes vêm por SMS, e-mail ou ligação. O cibercriminoso diz ser da Receita Federal ou da Previdência (INSS) e tenta obter dados pessoais da vítima. Diga aos idosos que o governo nunca liga ou envia e-mail para pedir dados e que, por isso, eles não devem responder a essas abordagens.

Golpe do suporte técnico

Embora a abordagem seja por telefone, está muito relacionada à internet. O golpista se passa por integrante do suporte técnico de marcas conhecidas, como a Microsoft ou a Apple, e tentar convencer a vítima a informar dados pessoais. Informe os idosos que essas empresas não ligam para o usuário para oferecer suporte técnico. E reforce que eles não devem permitir que o fraudador tenha acesso remoto ao computador, mesmo que ele insista muito.

Golpe dos netos

Nesta ação, o criminoso primeiramente obtém informações online sobre a vítima e depois liga fingindo ser seu neto. O fraudador diz que precisa de dinheiro com urgência para sair de uma situação ruim e que está com vergonha de pedir aos pais. Explique para seus avós que você nunca fará isso. Além disso, se possível, crie um código com eles, como uma pergunta para a qual só você sabe a resposta.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
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