Além do aspecto espiritual, o Dia de Corpus Christi, celebrado hoje, também tem o foco na solidariedade. Por isso, as igrejas católicas efetuam arrecadação de alimentos, agasalhos e cobertores. Durante entrevista nesta manhã na RPI, o padre Silvio Mazarolo, que também é o administrador da Diocese de Cruz Alta, disse que as doações por parte dos fieis são considerados gestos de fé e humanitário.
Comentou que a igreja busca o bem estar das pessoas nessa época de inverno, por exemplo, com arrecadação de agasalhos. Em Ijuí, as quatro paróquias fazem arrecadação nesta quinta-feira. O padre Silvio explica que o Dia de Corpus Christi significa a presença de Jesus Cristo na eucaristia e pela simbologia de Cristo em meio às pessoas é que neste dia ocorrem precisões por parte das igrejas. A data é registrada 60 dias depois da Páscoa e sempre numa quinta-feira, com celebrações às 9 ou 15 horas.
Programação
O Dia de Corpus Christi, que acontece hoje, é marcado por programações especiais em paróquias de Ijuí e região. A paróquia São Geraldo de Ijuí vai ter missa, às 15 horas, defronte à igreja. Haverá tapetes de serragem, tradicionais de Corpus Christi. Os participantes da celebração poderão doar agasalhos, cobertores e alimentos. A paróquia Nossa Senhora da Natividade de Ijuí também vai realizar missa às 15 horas, na igreja matriz. Por volta das 16 horas haverá procissão pelas ruas no entorno da Praça da República. Daqui a pouco, às 13 horas serão implantados tapetes de fuxico na rua defronte à igreja Nossa Senhora da Natividade. A paróquia pede que os fiéis doem alimentos e roupas para ajudar as pastorais sociais. Já as paróquias Cristo Rei, do bairro Assis Brasil, e Sagrado Coração de Jesus, da vila Santana, tiveram celebrações pela manhã.