A falta de chuva começa se refletir de maneira mais intensa em Ijuí e região. No caso de Ijuí, o secretário de Desenvolvimento Rural, Émerson Pereira, explica que já existem pedidos para abertura de bebedouros de água, a fim de atender animais. Isso ocorre, por exemplo, nos distritos de Mauá e Alto da União.
No entanto, Pereira ressalta que nesses casos também haverá trabalho para proteção de fontes de água, com plantio de árvores e construção de estruturas para garantir maior durabilidade dos locais. Hoje, a perspectiva é atender a região de Mauá com melhoria de água para animais.
No caso do distrito de Alto da União, a prefeitura já está nessa região com o cronograma de atendimento distrital através de uma equipe, que efetua melhorias em estradas e outros segmentos. Por isso, também vai ter serviços para disponibilizar água para animais.
Outra preocupação expressada pelo secretário de Desenvolvimento Rural de Ijuí é a redução de água em açudes, visto escassez de chuva. Diante disso, os peixes podem sofrer com baixa oxigenação. Émerson Pereira observa que nessa semana a pasta deve realizar reunião com a Emater a fim de discutir medidas para minimizar impactos da estiagem na agricultura. Até porque, a Emater tem números sobre perdas, por exemplo, na soja e milho.