O governo do Rio Grande do Sul vai ampliar a testagem da população contra a Covid-19. Ontem foi lançado o programa Testar RS, o que também vai possibilitar o rastreamento de casos da doença. O Testar RS vai ser operacionalizado pelo Estado em conjunto com o Ministério da Saúde e as secretarias municipais de Saúde e com o apoio da iniciativa privada.
Atualmente, são feitos mil exames diários do tipo RT-PCR, considerado o mais eficiente. Com o Testar RS, o objetivo é ampliar em mais sete mil exames por dia. A primeira etapa do programa começa hoje e abrange cerca de 800 Lares de Idosos do Rio Grande do Sul e os estabelecimentos de saúde.
Também fazem parte na fase inicial pessoas com sintomas gripais que residam nos 30 maiores municípios com mais de 40 mil habitantes e maior incidência de casos confirmados de Covid-19. Dentre esses municípios estão Ijuí, Cruz Alta, Carazinho, Marau, Santiago e Santo Ângelo.
Já a segunda etapa do Testar RS vai começar no mês que vem e alcançará todo o Estado, mais dois grupos serão amplamente testados: os casos sintomáticos e os casos suspeitos por serem contactantes próximos de caso confirmado de Covid-19.