Busca rápidaX


MANCHETES

Ijuí e região serão locais de novas mobilizações da Fetag contra a estiagem

14 de abril de 2023

Os agricultores familiares organizados pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – Fetag-RS – e pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais vão realizar novas mobilizações na próxima semana, visto que o governo federal não anunciou novas medidas de combate à estiagem. O prazo dado à União para novas ações, em razão das perdas na agricultura pela falta de chuva, terminou hoje.

Quarta-feira que vem, 19, haverá 17 pontos de mobilização no Rio Grande do Sul, onde agricultores vão efetuar caminhadas, atos públicos e manifestações em locais estratégicos para chamar a atenção e pressionar o governo federal. O município de Ijuí vai ser um dos locais de manifestação. Na região haverá mobilizações em São Luís Gonzaga, Santo Ângelo, Santa Rosa, Três Passos e Frederico Westphalen.

“São mais de 4 meses de reuniões e negociações em Brasília, e até agora os anúncios realizados atendem poucos agricultores familiares” afirma o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva. Durante as mobilizações no Estado, uma comitiva da Fetag vai estar em Brasília pra nova rodada de negociações com o governo federal e reuniões com a bancada gaúcha para sensibilização dos parlamentares.

A Fetag quer, por exemplo, rebate de 35% sobre parcelas vencidas ou que vão vencer do Pronaf e que se estenda por todo 2023. Ainda requisita a prorrogação de parcelas dos financiamentos agrícolas. A Fetag também busca recursos para equalizar a prorrogação das operações de Pronamp custeio pecuário e Pronamp investimento, não amparadas pelo Proagro ou Seguro Rural, vencidas ou que vão expirar de primeiro de janeiro a 31 de dezembro deste ano.

A decisão das novas mobilizações foi tomada em assembleia que aconteceu hoje (14) na sede da Federação em Porto Alegre, quando os 315 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais acordaram por unanimidade a realização de atos que ecoem em Brasília.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí