O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai contratar, de forma emergencial, 204 mil, 307 profissionais para realizar o censo demográfico deste ano. Há vagas para recenseador, agente censitário municipal e agente censitário supervisor. Para as funções de agente censitário municipal e agente censitário supervisor, as inscrições começam amanhã e seguem até 15 de março. A taxa de inscrição é de 39 reais com 49 centavos. Interessados precisam ter ensino médio completo. Já para vagas de recenseador, as inscrições iniciarão na próxima terça-feira, com término em 19 de março. A taxa vai ser de 25 reais com 77 centavos. Os candidatos precisam ter ensino fundamental completo. Para todas as funções, as inscrições devem ser feitas pelo site cebraspe.org.br.
O recenseador recebe conforme o número de domicílios visitados e questionários respondidos. Já o salário de agente censitário municipal é de 2 mil e 100 reais, e de agente censitário supervisor, mil e 700 reais. O recenseador é o responsável por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores. Os agentes censitários municipal e supervisor, por sua vez, gerenciam os trabalhos.
O escritório regional do IBGE, com sede em Ijuí, vai disponibilizar 11 vagas para agente censitário municipal ao município de Ijuí, uma para Ajuricaba, outra para Catuípe, ainda uma para Chiapetta, uma para Jóia e duas para Santo Augusto. Já para recenseador, há 77 vagas para Ijuí, sete para Ajuricaba, ainda sete para Augusto Pestana, três destinadas a Bozano, nove para Catuípe, Chiapetta quatro, Coronel Barros três, Jóia nove, Nova Ramada três, Santo Augusto 14, também três vagas para São Valério do Sul.