Busca rápidaX

MANCHETES

Ijuí é um dos pontos de mobilização da Fetag visto a estiagem

17 de fevereiro de 2025

A Fetag se mobiliza, hoje, no Rio Grande do Sul, em mais uma etapa de reivindicações para auxiliar produtores afetados pela atual estiagem, além de problemas climáticos de anos anteriores. Pela manhã, a entidade promove 16 atos em diferentes municípios.

Em Ijuí, há manifestação defronte à agência central do Banco do Brasil. Na ocasião, foi entregue a pauta de pedidos para a gerência da instituição financeira. A tesoureira da Federação dos Trabalhadores na Agricultura e integrante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, Elisete Hintz, disse que a partir de amanhã a pressão vai seguir em Brasília, onde uma representação da Fetag vai negociar com o governo federal.

A mesma programação, nesta manhã, ocorrei em Não-Me-Toque, Frederico Westphalen, São Miguel das Missões, São Luiz Gonzaga, Santiago, Tuparendi e São Martinho. A Fetag pede, por exemplo, prorrogação das operações de crédito rural vinculadas ao Pronaf e Pronamp por 120 dias; revogação das resoluções que limitam e reduzem a cobertura do Proagro; implementação do programa Desenrola Rural para operações de crédito vencidas ou que vão vencer, prorrogação por 12 anos para pagar financiamentos, com dois anos de carência, também securitização com período de 20 anos para pagar dívidas agrícolas acumuladas.

Já na sede da Fateg, nesta manhã, em Porto Alegre, a entidade reune representantes dos governos estadual e federal, além de entidades, para definir o que cada segmento vai fazer para ajudar os agricultores.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí