Busca rápidaX

Ijuí está na 21ª posição do PIB do RS e Palmeira das Missões tem o maior Valor Adicionado Bruto da agropecuária

20 de dezembro de 2021

O município de Ijuí está na 21ª posição do ranking do Produto Interno Bruto, o PIB, no Rio Grande do Sul, referente a levantamento mais recente, que aborda dados de 2019, cuja avaliação foi divulgada na última sexta-feira. Os dados sobre a atividade econômica de Ijuí destacam que a soma dos bens e serviços produzidos pelo município chegou a 3 bilhões, 377 milhões de reais. Isso significa 275 milhões de reais a mais que os dados de 2018, quando o município estava na 22ª posição do ranking do PIB gaúcho, ou seja, a Colmeia do Trabalho avançou uma posição.

Na região, apenas Cruz Alta está à frente de Ijuí no ranking geral do PIB, pois está na posição de número 20, justamente uma à frente de Ijuí. O município de Santa Rosa, por sua vez, aparece na 28ª colocação do PIB do Estado, e Santo Ângelo, na posição 33. O município do Estado com o maior PIB, em 2019, foi Porto Alegre, seguido por Caxias do Sul, Canoas, Gravataí, Rio Grande, São Leopoldo, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Novo Hamburgo e Pelotas.

O município com maior Valor Adicionado Bruto da agropecuária no Rio Grande do Sul foi Palmeira das Missões, com 1,3%. Em Palmeira das Missões se destaca a produção de soja como a principal atividade dentro da agropecuária. Também estão na liderança desta lista da agropecuária, Tupanciretã e Cruz Alta, também com ênfase na soja.

Além disso, o município com maior PIB per capita, em 2019, foi Triunfo, o que é decorrente das atividades do Polo Petroquímico. Já Roque Gonzales, nas Missões, é o sexto município gaúcho com maior PIB per capita do Rio Grande do Sul, em razão da geração de energia elétrica. Boa Vista do Cadeado, por sua vez, é o nono município gaúcho em PIB per capita, e Santa Bárbara do Sul, o décimo, ambos por conta da produção da soja.

Por outro lado, dentre os 10 municípios com menores níveis de PIB per capita estão Barra do Guarita e Redentora, região Celeiro. Outra informação é que Cruz Alta, se aparece na melhor colocação da região no Produto Interno Bruto, também é o quinto município do Estado com maior perda de participação no próprio PIB.

Abaixo, confira detalhes sobre o PIB dos municípios do RS em 2019

Nota Técnica do PIB dos Municípios do RS

Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!