Busca rápidaX

MANCHETES

Ijuí monitora possíveis casos de gripe A após confirmar primeira infecção por H3N2

29 de dezembro de 2021

O município de Ijuí registra o primeiro caso da influenza H3N2. A informação foi divulgada ontem à tarde. Essa nova cepa é responsável por surtos de gripe em diversos locais do Brasil. Trata-se de um homem, de 69 anos, natural de Ijuí, mas que reside em São Paulo.

O secretário da Saúde de Ijuí, Márcio Strassburger, disse que o homem veio visitar familiares na Colmeia do Trabalho e já estava com sintomas. O teste confirmou a gripe H3N2, o que foi oficializado por exame do Lacen – Laboratório Central do Estado. O homem já retornou para São Paulo.

Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, Strassburger comentou que a vigilância epidemiológica do município monitora os familiares com quem o homem teve contato em Ijuí. A princípio, apenas um familiar apresenta sintomas compatíveis para influenza. Essas pessoas ficam isoladas, da mesma forma que acontece em caso de suspeita da Covid.

O secretário da Saúde ijuiense pede que as pessoas que ainda não se vacinaram contra a gripe para que se imunizem, pois ajuda a controlar diferentes cepas da doença. A imunização antigripe está disponível para todas as pessoas acima de 6 meses de idade nos ambulatórios.

Márcio Strassburger observou que as pessoas podem se vacinar contra a gripe e contra a Covid sem intervalo de tempo. O secretário ainda comentou que são investigados seis possíveis casos de gripe A em Ijuí, porém, ainda não existe informação oficial do Lacen e nem de qual cepa da influenza.

Na mesma entrevista na Progresso nesta manhã, Strassburger frisou que estão confirmados 12 casos da Covid dentre funcionários do ambulatório existente no prédio onde existia o Centro Social Urbano. A maioria é de agentes comunitários de saúde. Todos estão em isolamento em casa. Com remanejamento de pessoal, o ambulatório segue com funcionamento normal.

Márcio Strassburger voltou a pedir que as pessoas façam testes e procurem atendimento de saúde em caso de suspeita da Covid. Também solicitou atenção especial em relação às festas de final de ano, para que as pessoas mantenham os protocolos, por exemplo, uso de máscara, dentre outras medidas. “Não dá para achar que é uma gripezinha de ar condicionado ou de verão”, observou o secretário da Saúde de Ijuí em relação ao Coronavírus.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí