Uma demanda antiga e que trouxe inúmeras reivindicações nos últimos anos está sendo atendida pela Secretaria do Meio Ambiente: um plantão 24 horas para atendimento animal. Casos de urgência e emergência estão sendo atendidos. Além disso, o Hospital Veterinário da Unijuí também realiza cirurgias em parceria com o município.
“Era uma cobrança antiga que tínhamos e estamos conseguindo solucionar. Agora há o atendimento aos animais de rua fora do horário comercial para aquelas famílias carentes”, informou o secretário do Meio Ambiente, Yuri Pilissão.
Um dos principais problemas verificados pela pasta está nos maus tratos aos animais. Com certa recorrência, cavalos que estão com avançada idade são abandonados. Também há casos onde os equinos não possuem alimentação necessária e carregam peso excessivo.
“Estamos criando uma parceria com a Escola Fazenda do IMEAB. Queremos que isso entre dentro do projeto pedagógico e possa atender casos que envolvem animais de grande porte”, destacou Yuri.
Após o tratamento na Escola Fazenda, após o tratamento os animais são encaminhados para 27º GAC onde há um lugar amplo para o abrigamento.
Conforme o secretário, há a intensificação na fiscalização e estamos trabalhando em conjunto com ONGs e Polícia Civil. “Presenciamos muitos casos do mau uso da carroça. Esses animais são usados a exaustão. Muitos animais debilitados são encontrados”, informou o secretário que relatou que boletins de ocorrência são confeccionados para posterior inquérito policial.