Busca rápidaX

MANCHETES

Ijuí promove seminário para debater municipalização dos serviços de água e esgoto

16 de maio de 2025

A Câmara de Vereadores sediou, na tarde desta sexta-feira (16), um seminário com o objetivo de discutir a possibilidade de municipalização dos serviços de água e esgoto. O encontro foi idealizado pelos vereadores Rudimar Scheren e Bira Teixeira e contou com a presença do ex-prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi.

Na oportunidade, Vanazzi afirmou que o Serviço Municipal de Água e Esgoto de São Leopoldo (Semae) é uma referência nacional. Lembrou que a autarquia tem uma sólida estrutura, com profissionais de diversas áreas. Para o político, com uma empresa pública é possível fazer uma melhor gestão da água. Segundo ele, dessa forma, em momentos de crise, é possível reduzir o valor das taxas de água, fazendo com que a população que mais precisa não seja prejudicada. Disse também que, com uma estatal, é possível trabalhar na busca por políticas de investimentos e de saneamento, com a devida captação de recursos.

Atualmente, São Leopoldo, área de atuação do Semae, conta com uma população de 220 mil pessoas, em sua imensa maioria residentes na zona urbana. Vanazzi afirma que a autarquia consegue atender toda a população, pois há critérios e segmentação por classes sociais para que haja melhor atendimento em momentos de crise. Em 2024, São Leopoldo foi duramente castigada pela cheia do Rio dos Sinos.

Para o vereador proponente do seminário, Rudimar Scheren, se em uma cidade do porte de São Leopoldo está comprovada a possibilidade de prestação de um bom serviço, então, em Ijuí — que possui população e área urbana menores — não há dúvidas de que, no mínimo, a discussão deve ser feita para qualificar o serviço e minimizar os custos à população.

Bira Teixeira, por sua vez, lembrou que Ijuí já possui uma autarquia referência nacional em energia elétrica, citando o Demei. Bira destacou que o lucro obtido pela concessionária de água e esgoto, sendo ela municipalizada, permanece no município, seja por meio de desconto ao consumidor ou por investimento e qualificação dos serviços ao usuário. O vereador defende que uma estatal do município, dotada de profissionais capacitados em cada área e com a realização de concurso público para a formação de um corpo técnico qualificado, eleva o nível do serviço e diminui riscos, como a criação de um “cabide de empregos”. Bira Teixeira finalizou lembrando que esse é um serviço essencial que deve permanecer sob controle do poder público.

 

 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí/Foto: Fabiano Bernardes
error: Conteúdo protegido!