Ijuí será sede do 7º Encontro Estadual de Dança, que reunirá mais de 1.200 participantes de diversas regiões do Rio Grande do Sul e de estados vizinhos. O evento, realizado a cada dois anos, ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de novembro, na Sociedade Ginástica Ijuí (Sogi).
A produtora cultural Lorena Cossetin destacou que o festival é competitivo e contará com jurados e profissionais do Brasil e da Argentina, incluindo o Ballet do Conhecimento, grupo argentino que encerrará o evento com um espetáculo que trará trechos da clássica apresentação “O Lago dos Cisnes”.
As inscrições para os grupos participantes foram encerradas ontem, 20, mas o público ainda pode se inscrever através do site encontroestadualdedanca.com.br, para as oficinas de dança, que abrangem diferentes estilos e faixas etárias, inclusive a categoria 50+.
Durante os três dias de programação, as atividades iniciam pela manhã com a passagem de palco, seguidas das competições a partir das 14h ou 15h, que se estendem até a noite. Alguns grupos étnicos participarão com apresentações na categoria folclore.
O Encontro Estadual de Dança é um momento de fomento à cultura e de integração entre dançarinos, fortalecendo o intercâmbio artístico entre grupos regionais e internacionais. O festival conta com apoio institucional e incentivo por meio da Lei Rouanet, e a próxima edição deve ser planejada em âmbito nacional.