Ijuí sediou, nos dias 22 e 23, o 1º Encontro das Associações Portuguesas do Sul do Brasil, reunindo autoridades, lideranças culturais e representantes de entidades lusitanas.
Denominado “Vera Lúcia Vieira Paim, o evento celebrou a herança portuguesa na região e reforçou a importância de manter vivas as tradições que unem Brasil e Portugal. Marcaram presença os Centros Culturais de Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Gravataí, Gramado, Santa Rosa e Ijuí.
A abertura oficial aconteceu na sede da União das Etnias de Ijuí (UETI), em ato conduzido pela Presidente do Encontro, Lara Elisane Silva, com a presença da Presidente do Centro Cultural Português de Ijuí, entidade anfitriã, Sra. Rute da Silva Morini. Entre as autoridades estavam o Presidente do Conselho Permanente das Comunidades Portuguesas, Sr. Flávio Martins, o representante das comunidades portuguesas no estado, Sr. Antônio David, além dos Presidentes das delegações participantes.
A programação seguiu com o Seminário Cultural “Presença Portuguesa no Brasil”, apresentação folclóricas do Rancho Alma Lusa e intervenção cultural com uma esquete teatral da personagem portuguesa Dona Maria João.
Na noite de sábado os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o recém inaugurado Museu Memorial Açoriano, cujo termo de incentivo a divulgação dos Açores, a sua história, o seu património identitário e a sua contemporaneidade, foi assinado naquela manhã na UETI. A noite seguiu com apresentações dos Ranchos de Ijuí e Gravataí e um jantar típico da etnia na Casa de Portugal de Ijuí.
No domingo, a comitiva visitou as casas étnicas do Parque de Exposições. Na Casa Leta foram recebidos por Helena Sala que apresentou o museu Leto.
No almoço os convidados saborearam um buffet com costelão e parrillada preparada pela Edere Gastronomia.
O encontro ainda premiou a delegação de Pelotas, vencedora do Campeonato de Sueca, e anunciou o local da próxima edição: o 2º Encontro das Associações Portuguesas do Sul do Brasil, será realizado em Pelotas, em 2026.