Alguns municípios voltam a ficar em alerta em razão de casos da Covid. Especialmente após o carnaval, o número aumentou ou a doença retornou. Em Ijuí, no mês passado foram aproximadamente 200 casos da Covid.
O enfermeiro, Eládio Sasso, coordenador do serviço sentinela no setor da Vigilância Epidemiológica da secretaria da Saúde ijuiense, frisa que até ontem tinham sido contabilizados 166 casos. Porém, ainda faltavam dados de algumas farmácias, referentes a testes feitos em fevereiro. Em janeiro, Ijuí acumulou 52 contaminados pela doença. Portanto, o acréscimo ultrapassa 300%.
Eládio Sasso observa que esse avanço da Covid ocorre desde após o carnaval. Por isso, acredita que o aumento esteja ligado com viagens feitas durante o carnaval e nas férias também, em que muitas pessoas ficaram aglomeradas, situação propícia para contaminação por Covid. No entanto, observa que são casos leves da patologia.
No momento, não há nenhum morador de Ijuí internado por Covid. Porém, Sasso acredita que a partir de agora os números tendem a diminuir, até porque muitos contaminados já estão ou começam a ficar fora do período de contágio.