A vacina contra a gripe já está disponível para grupos de risco de toda a população brasileira, visto a campanha nacional de imunização pelo SUS que começa hoje. O medicamento protege em relação às cepas H1N1, H3N2 e tipo B, ou seja, trivalente.
A lista de grupos prioritários abrange pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, pessoas com deficiência, presos, profissionais da área de segurança pública, dentre outros.
Em Ijuí, cerca de 40 mil e 600 pessoas fazem parte desses grupos. Na Colmeia do Trabalho existem 14 salas de vacina para a imunização, ou seja, todos os ambulatórios com salas de vacina disponibilizam o medicamento. A responsável pelo setor de vacinação da secretaria municipal de Saúde, Moisiane Bracht, explica mais sobre a campanha anti gripe.
Em Ijuí, exceto na UBS Rural, as demais Unidades de Saúde disponibilizam a imunização contra a gripe, a partir de hoje, das 7 horas e 30 minutos às 11 horas e 13 e 30 às 16 e 30. Na ESF Meio Rural vai ser das 7 e 30 às 11 e 30 e 13 às 15 horas e 30 minutos. Nos municípios da região, a vacina será ofertada, especialmente, nas Unidades Básicas de Saúde.
E hoje, a partir das 22 horas, no programa Companhia da Noite da RPI, haverá represe de entrevista, concedida ontem pela manhã, no Progresso Rural, pela responsável pela ESF do Meio Rural de Ijuí, Leandra Lisbinski. Ela vai enfatizar, por exemplo, que em casos de pessoas acamadas, uma vacinadora vai até a residência para imunizar contra a gripe.
Para isso, é preciso que a família agende o serviço com os agentes de saúde. Leandra Lisbinski ainda vai destacar que nas próximas semanas a secretaria de Saúde de Ijuí vai realizar mutirões de saúde no interior, quando também haverá oferta da vacina anti-gripe. No próximo sábado, vai ocorrer mutirão na escola da vila Itaí, para a população do distrito de Itaí.