Busca rápidaX

Ijuí tem Situação de Emergência reconhecida por estiagem

13 de maio de 2025

Ijuí teve reconhecida oficialmente a Situação de Emergência devido à estiagem, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União em 12 de maio, homologando o Decreto Municipal nº 9.046, de 28 de fevereiro de 2025.

Com o reconhecimento pelos governos estadual e federal, o município pode adotar medidas para amenizar os prejuízos causados e retomar o crescimento econômico. Entre as ações permitidas estão:

– Solicitação de cestas básicas ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e da Secretaria de Desenvolvimento Social do município.
– Acesso ao BNDES Automático Emergencial, voltado à retomada da atividade econômica.
– Agricultores podem acessar o PRONAF para solicitar renegociação de dívidas com agentes financeiros e acionar o seguro de custeio contratado pelo programa.

A Prefeitura orienta que, para mais informações, os interessados entrem em contato com a Defesa Civil ou a Secretaria de Desenvolvimento Rural.

 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí/Foto: Diego Zanatta/GZH
error: Conteúdo protegido!