Busca rápidaX

Ijuí terá curso teórico e prático sobre produção de uva e vinho

6 de julho de 2024

Numa parceria entre o Centro Cultural Regional Italiano de Ijuí e Emater, vai ser desenvolvido curso de produção de uvas e vinhos artesanais. O objetivo é capacitar produtores nas mencionadas áreas, até porque o município e região têm vários agricultores que atuam neste segmento.

Porém, existem problemas especialmente na produção de uvas para vinho, por exemplo, cultivares inadequadas, doenças fúngicas, também vírus e bactérias, pragas de solo e deriva de herbicidas. No quesito de produção de vinho artesanal, há falta de conhecimento, inclusive utilização de uvas não adequadas e até equipamentos pouco recomendados.

O curso vai abranger sobre preparo de solo, plantio de videiras, podas, demais cuidados com a planta, colheita de uva e a produção de vinho branco e tinto. Serão realizadas atividades teóricas e práticas. A ideia é implantar um parreiral na escola Fazenda do Imeab e desse local produzir vinho.

Segundo o extensionista da Emater, Edewin Bernich, o curso ainda vai abordar treinamento referente a legalização de cantinas, analise sensorial, ou seja, degustação de vinho, ambiente para produção de uva e vinhos, características do mercado consumidor, produção de mudas de videiras, tratos culturais, solo e adubação, também elaboração de outros derivados de uva e vinho.

São disponibilizadas 30 vagas e as inscrições poderão ser feitas da próxima segunda-feira, até 19 deste mês, no escritório local da Emater, em Ijuí, rua 24 de Fevereiro. Informações pelo fone 3332-7750. O curso vai ser de graça, porém será cobrada taxa de 100 reais de inscrição para compra do material para desenvolvimento do curso.

As aulas serão práticas e teóricas. A primeira aula vai ser realizado no próximo dia 22, à noite, na casa italiana, parque de exposições Wanderley Burmann. O presidente do Centro Cultural Regional Italiano de Ijuí, Marcos Bonfada, explica que a proposição é ter aula uma vez por semana. Podem participar do curso de vinho e uva, em Ijuí, produtores de Ijuí e região.

Em razão dessa iniciativa, nesse ano não vai ocorrer o concurso de vinho artesanal de Ijuí, que acontecia no centro cultural italiano. A finalidade é retomar o concurso no ano que vem, já com o vinho produzido pelos participantes do curso, possivelmente com aquisição de uva de outros locais. Após, quando as videiras plantadas durante o curso tiverem com produção, então poderá ser feito o vinho dessa área.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí