O município de Ijuí realizará no próximo sábado, 20, o Dia D de vacinação contra a poliomielite, doença que causa paralisia infantil. As crianças menores de cinco anos podem receber a famosa gotinha em todos os postos de saúde que possuam sala de vacinas na cidade em horário especial de atendimento, conforme destaca a coordenadora de imunizações de Ijuí, Moiseane Pinheiro. A profissional também lembra que na mesma data, haverá o Dia D para atualização da caderneta de vacinação.
“Neste dia (20 de agosto) todas as salas de vacina aqui de Ijuí estarão abertas com essas duas campanhas de vacinas”, reforça a coordenadora.
Moiseane também relembra a importância da vacinação para evitar o ressurgimento de doenças consideradas erradicadas, como é o próprio caso da poliomielite, que vem registrando baixas nas coberturas vacinais.
“Há uns cinco anos que a cobertura vacinal vem diminuindo de várias vacinas e a polio é uma das doenças que estava erradicada, mas que já se começam a ser notificados novamente casos em vários países no mundo. O Brasil hoje, devido a baixa cobertura vacinal para a polio, ele é considerado um país de alto risco para reintrodução da doença”, informa a profissional.
Diante dessa realidade, a coordenadora de imunizações finaliza clamando para que os pais levem os filhos para serem imunizados. Para a poliomielite, a vacinação é para crianças de um ano a cinco anos incompletos e os menores de 15 anos podem ir até as salas de vacina para atualizarem sua caderneta de vacinação.