Busca rápidaX


MANCHETES

Ijuí vive cenário positivo em relação a dengue. Último caso registrado foi em junho de 2021

4 de janeiro de 2022

O município de Ijuí vive um cenário positivo em relação a dengue, o que se deve, segundo Rinaldo Pezzeta, coordenador da Vigilância Ambiental do município, a conscientização da população ijuiense. Prova disso está nos registros, já que o último caso da doença em Ijuí foi confirmado no dia 25 de junho de 2021.
No total, no ano passado, 29 pessoas positivaram para o vírus da dengue e uma para Chikungunya, doença que também é transmitida pelo mosquito aedes aegypti.
Segundo Pezzeta, no ano passado foram notificados 186 casos. Atualmente o índice de infestação está em 0.6%, número considerado positivo se comparado a anos anteriores. “Além disso, estamos aguardando resultado de 13 exames, mas todos estão vindo negativos” afirma o coordenador. No entanto, segue o alerta para os cuidados básicos, como evitar locais de água parada, ideal para a proliferação do mosquito transmissor da doença.

No estado, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS/RS) registrou até a Semana Epidemiológica (SE 44), 14.988 casos suspeitos de Dengue, 9.529 casos confirmados, sendo 9.181 casos autóctones, 5.091 foram descartados e 44 continuam aguardando investigação.

O Rio Grande do Sul teve 11 óbitos de Dengue, nos municípios: 1 caso em Passo Fundo (6ª CRS), 3 casos em Erechim e 1 caso em Mariano Moro (11ª CRS), 5 casos em Santa Cruz do Sul (13ª CRS) e 1 caso em Bom Retiro do Sul (16ª CRS).

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí