Desde que sofreu um acidente de trânsito no dia 10 de agosto, a ijuiense Tatiele Brandão das Neves vive um drama em busca de uma cirurgia. Ela se acidentou na rua 19 de outubro, de moto, e quebrou a bacia e o acetabolo. No Hospital de Caridade de Ijuí, onde permanece internada, foi informada que não poderia passar pelo procedimento cirúrgico e que este deveria ser feito em Cruz Alta, cidade referência regional em traumatologia.
Em Cruz Alta, no entanto, recebeu a informação de que a cirurgia não poderia ser realizada no Hospital São Vicente de Paulo, porque o “hospital está falindo”, segundo ela. Mais uma vez, foi encaminhada para outra cidade, desta vez, Passo Fundo, onde foi informada que o procedimento não poderia ser realizado por não ser referência de Ijuí. Após alguns dias, foi determinado que o hospital em Passo Fundo realizasse o procedimento, no entanto, ela não pode ser internada por falta de leit. Desde então, aguarda no HCI.
” Eles só falam q não tem leito. Eu podia ficar no máximo quatro semanas esperando e já vai para a quinta. Isso é uma falta de respeito com o ser humano. Imagina esperar tanto só por causa de burocracia. Isso é uma vergonha para nossa saúde, com um hospital desse tamanho e não poder fazer aqui sendo que tem médicos para essa capacidade”, desabafou Tatiele, em entrevista à Rádio Progresso.
Ela e o marido procuraram a Defensoria Pública e formalizaram denúncia.