Em passagem por Roma, Itália, nos últimos oito meses, o jovem ijuiense Bruno Ceretta vivenciou importantes acontecimentos internacionais. De conversa com a autoridade máxima da Igreja Católica, acompanhamento da posse do presidente italiano, até reflexos da guerra entre Ucrânia e Rússia, foram algumas das experiências relatadas pelo doutorando em Direito.
Graduado pela Unijuí, Bruno mora fora de Ijuí há cerca de 6 anos, tendo saído do Rio Grande do Sul para seguir estudos em São Paulo. Em uma breve passagem por Roma, onde faz uma ponte de estudos do doutorado com a Universidade de São Paulo (USP) e Sapienza Università di Roma, ele participou de uma audiência na sala das Audiências Pontifícas Paulo VI do Vaticano no último dia 30 de março, onde teve a oportunidade de cumprimentar o Papa Francisco e lhe entregar uma Cruz Missioneira em madeira, símbolo histórico da construção religiosa no estado. Na ocasião, ele reforçou um convite já feito ao Papa para visitar a capital missioneira nas comemorações de 400 anos de fundação.
“Eu como um turista reforcei esse convite já feito por autoridades”, contou ele. “Para ir em audiências como essas, qualquer pessoa pode pedir um convite, que é distribuído tradicionalmente. Ele (o Papa) cumprimenta as pessoas e conversa com informalidade, o que é típico dele, genuíno e com simplicidade em lidar com as pessoas”.
Morando na europa, o ijuiense também acabou vivenciando experiências políticas, como a posse do presidente italiano reeleito, Sergio Mattarella, e parte dos reflexos da guerra entre Ucrânia e Rússia que já dura 52 dias, onde pode perceber também a entrada de imigrantes fugindo da situação.