Busca rápidaX


MANCHETES

Ijuiense se prepara para trabalhar na Copa do Mundo do Catar

27 de outubro de 2022

O ijuiense Geder Fernando Glitzenhirn está em preparação para realizar a cobertura da Copa do Mundo no Catar. O técnico de externas do Grupo RBS concedeu entrevista durante a manhã desta quinta-feira ao programa Rádio Ligado e citou que seu começo de carreira foi na Rádio Progresso. Os jogos iniciam no dia 20 de novembro no país asiático, no entanto o ijuiense embarca na tarde da quinta-feira, dia 10, para sua terceira Copa do Mundo. Geder já teve experiências em outras duas edições do torneio sendo no Brasil em 2014 e na Rússia em 2018.

A preparação começou no momento em que o Brasil se classificou para a Copa. “Nesta semana tivemos um curso para entender a economia de lá. Até 1972 o Catar era uma ilha de pescadores e o “boom” financeiro foi puxado pelo petróleo. Agora, eles praticamente dominam a Europa e possuem parte da Audi, Volkswagen, Porsche, o PSG e o Barcelona”, destacou.

Pelo país asiático ter uma cultura diferente, entender as regras fez parte do aprendizado de Geder e dos demais profissionais que vão para lá. “Assim como no Brasil precisamos cumprir regras, da mesma forma acontece quando nós vamos para outro lugar. Nos preocupamos em conhecer o outro país e ter cuidados na maneira de se portar. É um país bastante rígido em alguns aspectos. O que mais me chamou atenção foi de não poder abraçar amigos. Os três beijinhos também não são bem aceitos”, informou.

Conforme o ijuiense, ao chegar no aeroporto, os visitantes já precisam ter baixado o aplicativo do país. Ele destaca que será uma experiência muito interessante porque o Catar é um país de ponta na tecnologia. Sobre a forma de se comunicar, o que facilita é que no país segundo idioma mais falado é o inglês. “Hoje, com a tecnologia conseguimos conversar numa boa”, concluiu.

O Catar é considerado o país mais rico do mundo em relação ao PIB per capita, que é o produto interno bruto do país dividido pelo número de habitantes, segundo o Fundo Monetário Internacional. O PIB do país foi de US$ 166 bilhões, em 2017, e o PIB per capita em torno de US$ 124 mil.

Fonte: Rádio Progresso