Após a leitura dos históricos das agraciadas, a vereadora Helena Stumm Marder, representando os demais parlamentares, fez uso da tribuna e leu uma mensagem em homenagem às mulheres. Conforme ela, o prêmio Troféu Mulher Cidadã já agraciou 48 senhoras. A titular da Coordenadoria da Mulher, Noemi Huth, parabenizou as homenageadas, destacou o significado do prêmio e, principalmente, a importância das políticas públicas para as mulheres.
A primeira-dama Jussara Heck, também se pronunciou, assim como o prefeito Valdir Heck. Ambos destacaram a importância do papel desempenhado pelas mulheres no processo de desenvolvimento de Ijuí.
Conheça as homenageadas:
Gessy Salete Trombetta Ballin – Nascida em Engenho Velho/RS, e casada com Fioravante Batista Ballin e mãe Marcelo. Filha de Oreste (in memoriam) e Josefina Trombetta, agricultores, de família de nove filhos. Ingressou na UPF – Universidade de Passo Fundo, no Curso de Graduação em Letras. Mudou-se para Ijuí, onde finalizou o curso na Unijuí. Em todo esse período de formação profissional ministrou aulas em diversas escolas. Na atuação comunitária participa como integrante do Lions Clube de Ijui desde 2006. E desde 2007, integra o Fórum Permanente da Mulher. Foi 1º Dama do Município de Ijuí, por dois períodos (2009-2016), atuando com seu Gabinete junto à Secretaria de Desenvolvimento Social, auxiliando as pessoas no atendimento de suas necessidades. Idealizadora do Projeto Outubro Rosa em 2010.
Girlei Jesuá Kutter Burmann – Nascida em Ijuí/RS é filha de Arthut Burmann e de Nilza Kutter Burmann. Mãe de Simone e Emerson Burmann. Graduou-se em Administração de Empresas, pela Unijuí. Em 196l, exerceu profissão de professora concursada. Foi chamada, pelo então prefeito Beno Orlando Burmann, para trabalhar em seu gabinete, no qual permaneceu ate o fim da gestão. Desde 2014, vem trabalhando como voluntária na Liga Feminina de Combate ao Câncer de Ijuí. E desde março de 2017 exerce a função de presidente da entidade que tem por objetivo principal ajudar pessoas carentes que estejam com câncer, orientando-as também sobre a prevenção.
Odete Maria Zandoná Schneider – Nascida em Marcelino Ramos/RS é filha de Olimpio Zandoná e de Miltika Maas Zandoná. Casada com Paulo Rudi Schneider é mãe de quatro filhos e avó de Luca Davi. Em fevereiro de 1981 fixou residência em Ijuí, quando seu esposo assumiu a docência na Unijuí. Odete é membro do Conselho Municipal do Idoso (atividade voluntária) onde compõe a mesa-diretora desde o ano de 2017. Nesse conselho é cidadã ativa, onde tem atuado com protagonismo, para alcançar os objetivos do conselho.