A Justiça aceitou o pedido de recuperação judicial da empresa Ijuiense IMASA. A empresa fabrica máquinas agrícolas, especialmente plantadeiras, e está no mercado, desde de 1922. Segundo a empresa, o pedido de recuperação judicial foi motivado pela crise econômica no país. A IMASA terá 60 dias para apresentar um plano de reestruturação das dívidas, que precisa ser aprovado por credores e homologado pela Justiça.
O passivo supera R$ 9 milhões, sendo que quase R$ 4 milhões são de créditos trabalhistas. Em contato coma reportagem da Rádio Progresso, o consultor de Marketing, Ricardo Martel, disse que um grupo de advogados cuida desta decisão, que permite a estagnação das dívidas da empresa, até o plano se tornar viável
O grande problema está na produção, disse Ricardo. Hoje, o fluxo de caixa está comprometido, devido a dificuldade de acesso ao crédito. Enquanto não houver aprovação do plano de recuperação judicial, a empresa não faz o pagamento dessas dívidas, que serão pagas apenas a partir da aprovação do plano.
A IMASA tem relações de comércio internacionais com diversos países, entre eles; Paraguai, Costa Rica, Espanha, França e Argentina. A empresa conta hoje com 84 funcionários diretos e mais de uma centena de empregos indiretos.