O Departamento Municipal de Trânsito de Jóia anunciou o início da implantação de uma rota específica para caminhões com mais de 7 metros de comprimento, como medida preventiva para evitar acidentes, congestionamentos e danos à infraestrutura urbana.
A iniciativa tem como principal objetivo proteger tanto o patrimônio público quanto o privado, além de preservar as redes de abastecimento de água na área urbana, que não são projetadas para suportar a pressão causada por veículos de grande porte.
Como parte das mudanças, certas vias terão restrições para o trânsito desses caminhões. Ruas como Vitório Bernardi e Brasilina Terra, no sentido Oeste/Leste, terão tráfego proibido para veículos de dimensões maiores. Nas ruas Francisco José Zardin e 12 de maio, no sentido Sudoeste/Nordeste, o trânsito de caminhões será restrito. Além disso, na Odorico Caldeira do Amaral, veículos acima de 7 metros terão o trânsito limitado.
Após a conclusão da sinalização, haverá um período de 30 dias de conscientização. Após esse prazo, motoristas flagrados trafegando por essas vias serão autuados conforme o artigo 187 do CTB, resultando em 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Importante ressaltar que os agentes de fiscalização não precisarão reter os veículos no local para validar a autuação, bastando o preenchimento do auto eletrônico. O novo trajeto para caminhões seguirá uma rota destacada em azul, conforme imagem.