Os contribuintes já podem acessar a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda Pessoa Física, no site da Receita Federal. O modelo, que tem 86% dos dados já preenchidos pela Receita, foi disponibilizado nesta terça-feira (1º). O atraso ocorreu por causa da greve dos auditores fiscais do órgão.
O prazo para entrega é o mesmo do formulário a ser preenchido totalmente pelo contribuinte e que está disponível há duas semanas: até as 23h59m59s do dia 30 de maio. A diferença é que o modelo pré-preenchido encurta o tempo de fornecimento das informações e dá prioridade na fila de restituição.
O economista Jadson Xavier aponta, ainda, outra vantagem do modelo pré-preenchido, que é o contribuinte não correr o risco de cair na malha fina por esquecimento de declarar alguma informação:
Quando você entra na pré-preenchida você já tem as informações ali que a Receita sabe sobre você. Então se você foi no médico e esqueceu de pegar aquela nota fiscal, se você foi no dentista e esqueceu de pegar a nota fiscal, ele automaticamente já declarou na declaração do imposto de renda. É o que trouxeram agora nessa nova mudança, como conta no exterior, saldo bancário, fundo de previdência, investimentos, tudo isso veio nessa nova mudança agora.
Ele chama atenção, no entanto, para a importância de conferir com cuidado todos dados com informações pelas empresas:
Tem que conferir muito, até porque às vezes pode ter informação que não foi declarada. Se não tiver informação que foi declarada você também está deixando de receber uma restituição de imposto. Então é importante você conferir tudo. A declaração para pré-preenchida facilita muito a vida do contribuinte, mas tem que conferir tudo mesmo.
A expectativa, segundo o economista, é que 57% das declarações sejam enviadas no modelo pré-preenchido. No ano passado foram 41%.
A Receita recomenda aos contribuintes que tenham toda a documentação em mãos para comparar com os dados do modelo pré-preenchido. E, em caso de divergências, vão prevalecer as informações dos documentos. Também a partir desta terça, está disponível a declaração pelo celular, no aplicativo Meu Imposto de Renda, e pelo e-CAC, o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, onde o preenchimento e envio é online.