Um aumento gradativo nos cortes de água vem sendo registrado pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) em Ijuí, afirma o chefe da unidade, Flávio Kramp. O fato ocorre tendo em vista a inadimplência por parte dos consumidores, ou seja, o não pagamento das contas. A média registrada no município é de cerca de 500 cortes ao mês, sendo que somente ontem (29), a Companhia bloqueou o abastecimento de água em 50 unidades consumidoras.
De acordo com Kramp, no ano de 2018 ocorriam cerca de 300 cortes ao mês e em 2019 os números já chegam nos 500. “Este acréscimo na inadimplência pode ter sido motivado pela crise, mas é claro que conseguimos administrar isso, porém não gostaríamos que acontecesse”, ressalta.
A partir do momento que a Companhia registra a falta de pagamento, possui ainda 40 dias para realizar o corte. “Em muitas situações aumentamos esse prazo e mesmo assim não há o pagamento. Então precisamos efetuar o desligamento”, explica o chefe da unidade.
Em conversa com a R.P.I, o chefe também relembrou que nos anos anteriores eram realizados, por exemplo, 30 cortes por dia e destes, 27 negociavam suas dívidas. Hoje, se realizados 50 desligamentos, apenas 20 quitam seus débitos.
Consumidores inadimplentes com as contas de água têm a possibilidade de pagar o débito ou renegociar suas dívidas. O titular da conta deve comparecer na Corsan, onde será oferecido diferentes formas de pagamento. O chefe Flávio Kramp também ressalta o prazo que a Companhia têm para restabelecer o serviço, assim que identificado o pagamento. “Por lei, temos até 48 horas para religar a água, mas dificilmente demora tanto tempo. Se o usuário efetuar o pagamento até as 16h, provavelmente a unidade consumidora já será reabastecida no mesmo dia”.