Busca rápidaX

Índices de dengue em Ijuí diminuem 68,3% nos primeiros meses de 2021 em relação ao ano passado

28 de maio de 2021

Em 2021 os índices de dengue no município de Ijuí registraram uma queda de 68,3 % a menos que no ano passado, segundo levantamento realizado pela Coordenadoria de Vigilância Ambiental do município. Em 2020 foram registrados 86 casos. Até agora, em 2021, Ijuí contabilizou 27 casos. Além disso a Coordenadoria de Vigilância Ambiental concluiu recentemente o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti, chamado de LIRA, que identifica áreas com maior proporção/ocorrência de focos, bem como dos criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue, febre de chikungunya e zika vírus.

A atividade é realizada por meio da visita a um determinado número de imóveis do município, onde ocorre a coleta de larvas para definir o Índice de Infestação Predial, o qual Ijuí obteve 1.5 no resultado final. Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental, Rinaldo Pezeta, o índice é considerado muito bom, já que normalmente, nesta época, em anos anteriores, o município estaria vivendo o pico máximo da doença.

Ainda de acordo com Pezeta, o trabalho da equipe que compõe a coordenadoria foi fundamental já que mesmo diante da pandemia os agentes epidemiológicos continuaram com as visitas, seguindo todas as recomendações de segurança em razão da Covid-19. “Temos uma equipe experiente com condições de resposta rápida e eficiente no caso de início da circulação viral, o que faz a diferença no resultado final” conclui.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!