Foto: Grupo Caçadores de Notícias de Ijuí Um indivíduo foi preso por dano qualificado após atear fogo em pelo menos seis contêineres na madrugada desta segunda-feira, 24, em Ijuí. A Brigada Militar foi acionada por volta das 2h quando o Corpo de Bombeiros recebeu a chamada para atender a um incêndio na rua do Comércio, no bairro São Geraldo, ao lado do mercado UFFA.
O suspeito seguiu pela via no sentido centro da cidade ateando fogo em outros depósitos de resíduos situados nas proximidades do Espetinho do Elói, em seguida em outro próximo à Pizzaria Sherlock, depois em frente a Floricultura Hoffmann, na Rua Benjamin Constant e, por fim, dois contêineres em frente ao Restaurante Boi na Brasa, na Rua Venâncio Aires.
Ele foi abordado e identificado como um homem 46 anos, natural de Ijuí possuidor de antecedentes policiais por roubo a estabelecimento comercial, roubo de veículo, roubo a pedestre, homicídio, posse de entorpecentes, tráfico de entorpecentes, ameaça, e passagem pelo sistema prisional.
O acusado estava em frente a antiga rodoviária de Ijuí quando se deslocava para outro container. Segundo o boletim, o homem teria resistido à abordagem, sendo necessário o uso de spray de pimenta e algemas. O indivíduo portava um isqueiro e apresentava sinais de embriaguez e uso de drogas. Ele foi conduzido para a DPPA e o caso será investigado através de um inquérito policial.
Dados de registros de chamadas atendidas pelo Corpo de Bombeiros na plataforma X indicam três locais com registro de incêndio em lixo, entre 1h40 e 2h15.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Yuri Pilissão, informou que os contêineres utilizados pelo município são alugados, e quando danificados de forma irreversível são substituídos pela empresa responsável, havendo custos de manutenção e troca, sem valores divulgados.