Busca rápidaX

MANCHETES

Iniciativa está realizando rastreio de câncer de pulmão em fumantes de Jóia

13 de dezembro de 2022

Uma iniciativa inovadora em nível de país está sendo conduzida em Jóia. Coordenada pelo médico radiologista Guilherme Heuser, em parceria com a equipe da Secretaria de Saúde joiense, a ação consiste em realizar o monitoramento prévio de fumantes para tentar encontrar diagnósticos prévios de câncer de pulmão.

“Esse projeto surgiu de uma maneira inusitada, através do rádio. Eu estava ouvindo rádio e ouvi o chamamento do Dionei (Lewandowski, farmacêutico do município de Jóia e atualmente vereador) para o grupo de tabagismo do município. Esta foi uma atividade da qual já participei em Rio Grande, durante a minha formação. Além disso, nós já tínhamos desenvolvido a parte teórica de um projeto de rastreamento de câncer de pulmão em pacientes fumantes na Unijuí. Assim, nós colocamos em prática esse projeto lá no município de Jóia. A iniciativa consiste em buscar pessoas fumantes pesadas, ou seja, que fumam mais de 30 maços/ano, com mais de 50 anos e que tenham condição de se submeter a cirurgia, porque essas pessoas têm chance muito maior de ter câncer de pulmão”, detalha o médico radiologista.

No rastreio, os agentes de saúde ou demais profissionais da área de Jóia fazem uma entrevista com os fumantes. A entrevista é curta, conforme o médico, e a partir das respostas são selecionadas as pessoas com maior risco.

“Então, esses pacientes com maior risco, que são esses fumantes pesados, eles vão ser submetidos a uma tomografia de baixa dose de radiação, para tentar identificar precocemente esses cânceres. E por que isso é tão importante? Porque hoje, na realidade brasileira, a detecção do câncer de pulmão ela se dá através dos sintomas e os sintomas só ocorrem na fase avançada da doença, quando a chance de cura desses pacientes é muito baixa”, detalha o médico radiologista.

Atualmente a fase de entrevistas está em curso em Jóia e a ação, nos moldes como é feita no município joiense, é considerada inédita no país. A intenção, conforme o projeto ter seguimento em Jóia, é tentar levar o rastreio para outras cidades gaúchas e brasileiras.

https://soundcloud.com/adriano-dal-chiavon/cia-rastreio-cancer-pulmao-joia-terca-13-12?si=886578005cd34fd0a75085340eb595be&utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí