 
											A Secretaria Municipal de Educação de Ijuí (SMED) inicia na próxima segunda-feira, 03, o período de inscrições para a Rede Básica de Ensino, voltada a crianças de 0 a 5 anos. O prazo segue até o dia 14 de novembro e contempla os níveis de Berçário 1 e 2, Maternal 1 e 2, e Pré-Escola 1 e 2.
De acordo com o secretário de Educação, Claudio Souza, as inscrições devem ser feitas exclusivamente de forma virtual, pelo site ijui.educarweb.net.br. Os responsáveis precisam preencher corretamente os dados da criança e da família, escolher três educandários e o turno de preferência. O processo conta com uma central de vagas organizada pela secretaria.
A seleção segue três critérios principais: presença de irmão na escola, renda familiar e existência de necessidades especiais. Em caso de dúvidas, os responsáveis podem procurar a direção das escolas municipais ou entrar em contato diretamente com a SMED.
Souza destacou que esta é a segunda fase do processo de matrículas para o ano letivo de 2026. A primeira, referente às rematrículas, ocorreu de forma automática para os alunos que já integram a rede municipal.
Durante entrevista nesta sexta-feira, 31, o secretário também mencionou a premiação recebida pela SMED no Prêmio Boas Práticas da Famurs, com o projeto de alimentação escolar “Saber e Sabor”. O programa tem como destaque a aquisição de mais de 70% dos produtos da merenda escolar de agricultores familiares de Ijuí e região, além da inauguração do Centro de Distribuição de Alimentação Escolar (CEDAE) neste ano. Atualmente, 17 escolas servem almoço diariamente, totalizando cerca de 11 mil refeições por dia.
Souza ainda comentou sobre as avaliações do SAEB e SAERS, que auxiliam no diagnóstico da educação e na captação de recursos. As provas são aplicadas a estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Até 2029, o índice de participação poderá influenciar em até 17% do rateio do ICMS destinado à educação municipal.