As inscrições para o concurso público de professores para a rede estadual de ensino do RS terminam nesta segunda-feira (17). O edital publicado pela Secretaria da Educação (Seduc) prevê 1,5 mil vagas distribuídas entre as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) nas áreas da Educação Básica, Educação Profissional e Educação Indígena. As inscrições atendem as exigências do Decreto Estadual 56.229/2021 e conta com reserva de vagas para pessoas com deficiência, indígenas, negros e transgêneros. A data provável para aplicação da prova é 25 de junho.
Este é o primeiro concurso em 10 anos para seleção de professores, mesmo assim, não contempla todas as disciplinas ministradas. Ficaram de fora vagas para docência em Anos Iniciais do Ensino Fundamental (ministrados por pedagogos), História, Sociologia, Ensino Religioso, Filosofia, Arte, Educação Física e Língua Espanhola. Tampouco há previsão de profissionais específicos para os componentes curriculares do Novo Ensino Médio, como Projeto de Vida, Mundo do Trabalho, Cultura e Tecnologias Digitais e Iniciação Científica.
Segundo a 36ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Ijuí, das mil e 500 vagas disponibilizadas para o concurso de professores de escolas estaduais, 41 são reservadas para a coordenadoria de Ijuí.
Porém, todos os aprovados serão nomeados de acordo com a necessidade dos educandários. Para as escolas estaduais da região de Ijuí, o concurso tem vagas para professores dos ensinos fundamental, médio e técnico.
Todos os municípios sedes das 30 Coordenadorias Regionais de Educação vão ser locais de provas do concurso do magistério.
Em Ijuí haverá provas referentes aos 12 municípios de abrangência. Os professores aprovados no certame e chamados para as escolas estaduais vão ter como salário inicial o piso nacional do magistério de 4 mil, 420 reais.