Busca rápidaX

Internet abre um novo mundo de aprendizado para os autodidatas

18 de agosto de 2023

A definição mais elementar de autodidata é “pessoa que ensina a si mesmo, sem um instrutor ou professor”. Até algum tempo atrás, os autodidatas recorriam basicamente a livros e revistas, bem como aos saudosos cursos por correspondência, com a finalidade de obter conhecimentos sobre os mais variados temas. Com a chegada da internet, um novo mundo de oportunidades de aprendizado se abriu para esse grupo de pessoas, que pode contar com infinitas fontes de informação sobre assuntos de todos os ramos do conhecimento.

Investimentos financeiros

Para aqueles que se sentem à vontade buscando informações por conta própria, há a possibilidade de aprender praticamente sobre qualquer assunto como autodidata na internet. É possível, por exemplo, explorar o universo dos ativos financeiros e aprender os fundamentos do CFD trading (sigla para ‘Contracts for Difference’, ou ‘Contratos por Diferença’). Para aplicar esses conhecimentos, há diversas plataformas de negociação online seguras e fáceis de usar. Como complemento, outros recursos importantes para o aprendiz incluem contas de demonstração (para aprimorar os conhecimentos com dados reais e dinheiro fictício, isto é, sem utilizar seus fundos), além de cópias das negociações de profissionais experientes, a fim de obter os mesmos resultados e treinamento mais aprofundado. Assim, novos operadores podem se tornar investidores de sucesso em pouco tempo e com toda a segurança.

Desenvolvimento de aplicativos

As linguagens de programação utilizadas no desenvolvimento de aplicativos para celular e outros programas de uso geral evoluem constantemente, tornando custosa a tarefa de manter-se atualizado com as mudanças nesse segmento. Os autodidatas conseguem uma boa economia financeira, uma vez que podem utilizar sites gratuitos que ensinam a utilizar as mais diversas plataformas de desenvolvimento de software. E, mesmo que recorram a cursos online autoinstrucionais, estes costumam ser mais baratos, já que não precisam remunerar instrutores nem gastar com infraestrutura, como ocorre com os cursos convencionais. Com isso, os programadores autodidatas podem acompanhar todas as mudanças na tecnologia e progredir na profissão.

Idiomas

Aprender idiomas é outra tarefa que muitas pessoas realizam de forma autodidata. Com o mercado de trabalho a cada dia mais disputado, conhecer outras línguas representa um diferencial que pode ser decisivo na hora de concorrer a uma colocação em uma empresa. Além disso, quem fala inglês tem salário até 83% superior, segundo uma pesquisa do British Council publicada na ISTOÉ em 2022. É possível aprender o básico de um idioma por conta própria, incluindo vocabulário e gramática, por exemplo. Mais à frente, caso seja necessário um certificado formal de proficiência, o estudante poderá buscar um curso presencial ou mesmo à distância, realizando uma prova de nivelamento para ingressar em um estágio mais avançado do curso.

Fonte: PxHere

Colhendo os frutos

Esses são apenas alguns dentre muitos segmentos dos quais os autodidatas podem tirar proveito. Na verdade, qualquer atividade pode ser primeiramente estudada por conta própria para, posteriormente, ser aperfeiçoada com a utilização de cursos formais. Essa abordagem permite ter uma visão geral de um novo assunto para saber se ele corresponde às expectativas e se realmente vale a pena investir tempo para aprendê-lo.

Contudo, vale ressaltar que embora o autodidatismo possa ser muito vantajoso, ele não é indicado para todos, uma vez que há uma grande diversidade de perfis e cada um deles se adapta a um método diferente de aprendizado. O estudante autodidata, entretanto, precisa estar motivado e ter acesso aos recursos adequados a cada ramo de estudo, a fim de que sua experiência de aprendizado seja proveitosa e ele colha os bons frutos que uma educação de qualidade pode gerar.

error: Conteúdo protegido!