O inverno deste ano vai começar oficialmente nesta quarta-feira, 21, às 11 horas e 58 minutos da manhã. Para a região de Ijuí, segundo a meteorologista da RPI, Camila Cardoso, em razão do fenômeno climático El Niño, a tendência é de período chuvoso, temperaturas acima da média, o que indica inverno menos rigoroso.
Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, ela disse que os períodos de frio não deverão durar muito tempo, com a expectativa das massas de ar frio passarem com menos frequência pela região. Porém, como é de costume para o período, também há indicação de geadas. Em função do El Niño, a possibilidade de geadas tardias é menor, diferente dos anos com La Niña.
O frio mais forte deve ocorrer entre julho e meados de agosto. Em setembro, a previsão é que o El Niño tenha o pico de intensidade em Ijuí e região, com muita chuva e até temporais frequentes. Mas a partir de agora as chuvas começarão a aumentar. A tendência de um super El Niño, segundo Camila Cardoso, depende de que as águas do oceano Pacífico Equatorial fiquem quase dois graus acima da média, o que não ocorre no momento. No entanto, os modelos meteorológicos apontam aquecimento das águas do Pacífico Equatorial até janeiro de 2024.
No mínimo, o El Niño vai ser de moderado a forte. Até este próximo final de semana a previsão é que sigam temperaturas amenas em Ijuí e região. Para amanhã, a tendência é de aproximadamente 35 milímetros de chuva. A próxima massa de ar frio deverá chegar na região entre os dias 28 e 29 deste mês, inclusive com geada.