O município de Jóia, que completa 42 anos de emancipação, neste domingo, tem na agricultura a maior fonte de retorno de impostos e o que mais movimenta a economia. Segundo o prefeito, Adriano Marangon de Lima, nos últimos anos o Executivo procurou realizar investimentos equilibrados entre cidade ou interior.
Na área rural, um dos focos principais é as estradas. Inclusive, para agilizar melhorias, a prefeitura contratou serviços terceirizados. No perímetro urbano, Marangon ressalta novos asfaltamentos e calçamentos de ruas, a construção do prédio próprio da prefeitura, ainda reformas de quadras e praças.
Em termos de projetos futuros, o prefeito de Jóia frisa que haverá construção de um pórtico no acesso à cidade e de uma praça, ambas iniciativas com dinheiro de emendas parlamentares, sem custo para o município. Para o interior, o foco vai ser na recuperação de estradas, pontes e bueiros.
Aliás, essas infraestruturas rurais foram fortemente danificadas pelas recentes chuvas. Segunda-feira, a prefeitura vai apresentar o laudo completo das perdas causadas pelas enxurradas. No entanto, Adriano Marangon de Lima antecipa que os prejuízos no município irão superar 35 milhões de reais, especialmente em razão de danos na soja e bacia leiteira, além de muitos prejuízos em estradas, pontes e bueiros.
Quanto à programação de aniversário, ocorreu cancelamento das atividades que estavam agendadas para este fim de semana. A decisão considera o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, visto as enchentes, e também em solidariedade às pessoas atingidas.
A abertura do campeonato municipal de futsal foi transferida para o próximo domingo, dia 19. Já o show/baile com Léo Pain e banda Doce Desejo, que aconteceria noite passada, deverá ocorrer daqui a cerca de um mês, em data a ser anunciada.