Nesta terça-feira, às 14 horas, no município de Jóia, haverá reunião, na prefeitura, entre o grupo SOS Agro e o próprio Executivo para discutir mobilização em apoio a produtores com débitos. Segundo um dos coordenadores do SOS Agro, Oldemar Padilha, o encontro ainda vai contar com presença vereadores e entidades para definir mobilização regional, com foco na securitização.
Securitização Já
O grupo Securitização Já vai iniciar, nesta terça-feira, em Júlio de Castilhos, São Sepé, Pantano Grande, Tio Hugo, São Pedro do Sul, São Vicente do Sul, Cruz Alta, Cacequi e Guarani das Missões mobilização em apoio a agricultores, para que o governo federal institua medidas em razão de dívidas agrícolas.
O principal pedido é pela securitização, projeto que tramita no Congresso Nacional, e estabelece extensão de 20 anos para pagar os débitos, com juro de 1 a 3%. Esses débitos se devem à frustração da safra de verão 2024/2025, visto a estiagem, ou por problemas climáticos de anos anteriores.
Em Cruz Alta, a manifestação vai começar às 8 horas de amanhã no entroncamento da BRs 158 e 377. Em Júlio de Castilhos, a partir das 9 horas, a concentração vai transcorrer na BR 158, trevo de acesso ao município e, em Guarani das Missões, no trevo da cidade. Ontem, às 6 horas e 30 minutos, uma das coordenadoras do Securitização Já, Luciane Agazzi, falou sobre os protestos no programa Progresso Rural da RPI.
Ela ressalta que o movimento não tem partido político e visa, apenas, conseguir auxílio para os produtores. Agazzi observou que muitos agricultores não conseguem mais crédito, o que pode inviabilizar essa próxima safra de inverno.