O vereador Josias Pinheiro (PDT) propôs durante a última sessão da Câmara de Vereadores de Ijuí que o Instituto Penal seja instalado em outro local da cidade e a quadra onde está o presídio seja transformada em um espaço para a comunidade usufruir. A estrutura do primeiro presídio de Ijuí foi construída naquele local na década de 1960 e hoje detém presos dos regimes aberto e semiaberto. Hoje, a casa prisional faz parte da área urbana da cidade.
“Estou sendo questionado pois já fui morador da Penha por muito tempo e tenho relação com o bairro. Recebo muitos pedidos para interceder sobre uma possível transferência do albergue para uma outra região da cidade. Sabemos que não é algo simples, mas precisamos provocar essa discussão com a sociedade e construir uma alternativa”, falou Josias durante entrevista ao programa Rádio Ligado.
O vereador disse que esta área, que considera ser nobre, pode ser ocupada pela comunidade. “O bairro não possui sede, capela mortuária e uma área de lazer digna. Podemos, inclusive, avançar a estrutura da unidade de saúde pois teremos um espaço maior”, relatou.
O vereador informou que irá procurar a presidência do bairro para tratar do tema. “Tem comerciantes que abrem suas portas somente após às 7h30, porque os presos são liberados às 7h. Por questões de insegurança e por fatos que já aconteceram naquela região optam por isso”, destacou o vereador.
Como o presídio é responsabilidade do Estado, Josias informou que irá procurar as direções das casas prisionais e órgãos de segurança pública para debater a demanda.