Busca rápidaX

MANCHETES

Jovens agricultores familiares de Ijuí e região são beneficiados com recursos de nova etapa de programa estadual

16 de fevereiro de 2026

Jovens da agricultura familiar do Rio Grande do Sul passam a ter acesso a mais recursos financeiros para desenvolvimento de projetos, visto que o governo estadual liberou 12 milhões de reais correspondentes à Etapa 3 do programa Agrofamília, inciativa entre Estado e Fetag – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul. Nesta fase, vão ser contemplados 514 jovens de 140 municípios. O programa é destinado a jovens entre 15 e 29 anos, que podem acessar financiamento entre R$ 10 mil e R$ 25 mil.

Os recursos podem ser utilizados na aquisição de máquinas, equipamentos e insumos, com bônus de adimplência de 80%. Ou seja, quem pagar em dia terá abatimento de 80% do valor financiado. O novo secretário de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Gustavo Paim, disse para a rádio Progresso que além de repassar dinheiro, é preciso avaliar se o programa atende o propósito de manter o jovem no meio rural e gerar renda, além de cuidar para que o processo aconteça cada vez mais de maneira desburocratizada. Os jovens selecionados devem procurar os escritórios da Emater para dar início à elaboração dos projetos.

Na região, há jovens selecionados no programa Agrofamília dos municípios de Jóia, São Paulo das Missões, Horizontina, Roque Gonzales, Catuípe, Ijuí, Frederico Westphalen, Cândido Godói, Quinze de Novembro, São Nicolau, Bossoroca, Três Passos, Itacurubi, Santa Rosa, Santiago, Inhacorá, Júlio de Castilhos, Ajuricaba, Santo Ângelo, Pejuçara, Braga, Santo Cristo, Três Passos, Ibirubá, Jari, Cruz Alta, Três de Maio, dentre outros municípios. 

Confira lista completa de beneficiários

Fonte: RPI e Estado
error: Conteúdo protegido!