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Jovens rurais participam de módulo sobre gestão e empreendedorismo em Ijuí e Panambi

25 de junho de 2025

O segundo módulo da sexta edição do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural foi realizado na segunda e terça-feira (23 e 24/06), com atividades nos municípios de Ijuí e Panambi. Com foco em gestão, planejamento e empreendedorismo, a programação reuniu jovens de diversas comunidades rurais, promovendo debates, dinâmicas e visitas técnicas com o objetivo de fortalecer a atuação da juventude no meio rural.

Na segunda-feira (23/06), as atividades iniciaram em Ijuí com acolhida, revisão do módulo anterior e apresentação dos trabalhos de casa. Em seguida, os participantes foram convidados a refletir, por meio de dinâmicas, sobre os conceitos de gestão, empreendedorismo e planejamento. A manhã teve continuidade com palestra abordando os principais aspectos para uma boa gestão na propriedade rural, como acesso à terra, crédito, regularização documental, obrigações fiscais e ambientais, além de questões ligadas à climatologia.

À tarde, o grupo visitou a propriedade da família Rochinheski, que atua com produção de leite em sistema Free Stall, utilizando tecnologias de gestão e envolvendo diferentes gerações na condução da unidade produtiva.

Na terça-feira (24/06), o encontro teve continuidade no município de Panambi. A programação incluiu dinâmicas de integração e apresentação de ferramentas para o diagnóstico de propriedades rurais. Representantes da Cotripal apresentaram um aplicativo com ferramentas de gestão. O dia também foi marcado por uma visita a uma propriedade local que utiliza o aplicativo no dia a dia, possibilitando aos jovens visualizar na prática o que foi discutido.

O curso é promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), com apoio de parceiros como Cotripal, Ceriluz, Sicredi, Município de Ijuí e 36ª Coordenadoria Regional de Educação. O objetivo é estimular o protagonismo da juventude rural por meio do conhecimento, da troca de experiências e da valorização da permanência no campo.

Fonte: Emater-RS/Ascar / Mateus de Oliveira
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