O número de irregularidades relacionadas à campanha eleitoral em Ijuí teve drástica redução em relação aos pleitos municipais de anos anteriores, conforme o juiz eleitoral Nasser Hatem. Ele afirma que na última eleição em que trabalhou, em 2012, o número de denúncias e irregularidades cometidas por candidatos e partidos era, em média, 100% maior do que está sendo registrado neste ano.
Hatem acredita que parte disso se deva à pandemia e todas as restrições impostas, visto que há menos circulação de pessoas, eventos e movimentação dos candidatos. Além disso, o juiz reitera que não houve nenhuma denúncia de descumprimento, por parte dos candidatos, das medidas sanitárias como uso da máscara, prática do distanciamento social e não promoção de aglomerações
O juiz eleitoral Nasser Hatem afirmou ainda que foi promovida reunião entre a justiça eleitoral e os órgãos de segurança pública do município de Ijuí nesta semana. O objetivo foi definir as ações do dia 15 de novembro. Conforme Hatem, brigada militar e polícia civil devem agir conforme anos anteriores com a fiscalização de casos de boca de urna e transporte de eleitores. Além disso, o que se agrega às ações esse ano é referente às aglomerações e condutas que estejam em descumprimento às medidas sanitárias. Ele reitera que os partidos receberam ofício com orientações de que não devem ser promovidas festas e comemorações após a divulgação dos resultados oficiais do pleito e que a brigada militar atuará em casos de descumprimento.
Sobre a apuração dos votos, Nasser reiterou que, diferente de anos anteriores, duas cidades vão ter apuração local: Catuípe e Nova Ramada. Os demais municípios de abrangência da 23ª zona eleitoral, Coronel Barros, Ajuricaba, Bozano e Ijuí devem direcionar os boletins ao cartório eleitoral. Conforme forem chegando, os dados são computados no sistema. O juiz estima que entre 1 hora e 1 hora e 30 após o encerramento da votação, já se tenha o resultado oficial.No entanto o resultado preliminar, divulgado pela imprensa, poderá ser conhecido poucos minutos depois do fechamento das seções.
As orientações do juiz para as eleições deste ano é o uso de máscara, que é obrigatório nos locais de votação, levar a própria caneta e, se possível baixar o aplicativo e-título, para que o mesário possa olhar a identificação do eleitor sem precisar manusear documentos.