Busca rápidaX

Juíza da 23ª Zona Eleitoral alerta para proibição de transporte de eleitores e últimos momentos de campanha

4 de outubro de 2024

A distribuição de material gráfico de candidatos a prefeito, vices e vereadores, por exemplo, santinhos, além de caminhada, carreata ou passeata, em que se utilizem outros meios de locomoção, acompanhadas ou não por carro de som, estão liberadas até as 22 horas deste sábado, visto as eleições de domingo.

Já domingo, essas ações vão ser consideradas ilegais. Em entrevista hoje pela manhã na Progresso, a juíza da 23ª Zona Eleitoral, com sede em Ijuí, Simone Brum Pias (foto), chamou atenção para a proibição do derrame de material informativo de campanha em vias públicas ou próximo a seções eleitorais, principalmente amanhã à noite ou domingo de madrugada. Isso é crime eleitoral.

A magistrada observou que o eleitor é inteligente e questionou qual a garantia que o candidato vai cumprir o que prometeu, caso seja eleito, se descumprir as regras de campanha, por exemplo, com derramamento de santinhos em vias públicas.

Na mesma entrevista na RPI, Simone Brum Pias alertou sobre a proibição de transporte de eleitores no domingo, porém, pessoas de uma mesma família podem ir votar num mesmo veículo ou, até, carona entre vizinhos, mas sem se configurar em interesse de partidos ou candidatos.

A juíza também informou que existe atuação congregada na área de segurança pública para manutenção da ordem nas eleições, isso entre poder judiciário, ministério público, Brigada Militar e Polícia Civil. O foco se intensifica nesse final de campanha e domingo, dia da eleição. Amanhã pela manhã, por exemplo, a Brigada Militar vai auxiliar na segurança para entrega das urnas eletrônicas nas seções eleitorais.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí