Desde a última sexta-feira (16), candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador podem realizar propaganda eleitoral. A divulgação pode ser feita nas ruas, na internet (propaganda geral) e no horário eleitoral gratuito. Mas, embora sirvam para promover as candidaturas e apresentar propostas ao eleitorado, existem diferenças entre essas duas modalidades: a primeira delas é a data, na medida em que a propaganda geral já está permitida, enquanto o horário eleitoral gratuito só iniciará em 30 de agosto. A segunda diz respeito à amplitude da veiculação de materiais e de conteúdos político-eleitorais. A propaganda geral pode ser feita nas ruas e na internet. Já a exibição do horário eleitoral gratuito é restrita às emissoras de rádio (incluindo as comunitárias) e de televisão que operam em VHF e UHF e nos canais de TV por assinatura que estão sob a responsabilidade do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, das assembleias legislativas ou das câmaras municipais. Em entrevista à Rádio Progreso nesta manhã (19), a juíza titular da 23ª zona eleitoral com sede em Ijuí, Simone Brum Pias, ampliou as informações sobre o que é ou não permitido nesse período e trouxe dados sobre o número de candidatos confirmados tanto ao cargo de prefeito quanto vereadores nos municípios de abrangência da 23ª Zona Eleitoral.
Em Ijuí são 127 candidatos ao cargo e vereador, Ajuricaba 35, Bozano 27, Coronel Barros 35, Catuípe 29 e Nova Ramada 29. Todos esses municípios contam com dois candidatos concorrendo ao cargo de prefeito.
Na mesma entrevista, a juíza trouxe informações sobre a análise dos registros das candidaturas, trabalho que está em andamento, e falou ainda sobre quais são as causas que podem tornar um candidato inelegível, lembrando que quem cometer alguma irregularidade, além de sofrer outras consequências, vai sentir no bolso, já que o valor das multas costumam ser bastante elevados.
Ouça abaixo a entrevista completa com a juíza titular da 23ª zona eleitoral com sede em Ijuí, Simone Brum Pias: