Busca rápidaX


MANCHETES

Juíza Eleitoral de Ijuí alerta sobre multa e campanha limpa para eleições municipais

10 de julho de 2024

O atual período é de propaganda intrapartidária em relação às eleições municipais deste ano, ou seja, é possível pré-candidatos a prefeito, vice e vereadores realizarem divulgação dos nomes entre os partidos ou possíveis coligações. Porém, ainda não é o período para campanha de rua, para pedir votos dos eleitores. Caso contrário pode se configurar como propaganda antecipada, o que é irregular.

Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, a juíza eleitoral da 23ª Zona Eleitoral, com sede em Ijuí, Simone Brum Pias (foto), alertou que qualquer irregularidade em termos de campanha vai doer no bolso, ou seja, a multa é pesada. Porém, a principal consequência poderá ser a suspensão da candidatura ou não diplomação em caso de vitória no pleito de outubro. Inclusive, a magistrada ressaltou que as representações contra candidatos na Justiça estão muitos mais ágeis, inclusive em caso de problemas em campanha pela internet.

A propaganda eleitoral referente ao primeiro turno, com distribuição de material informativo, passeata e atividades afins, vai começar dia 16 de agosto, com término no sábado, dia 5 de outubro, véspera do primeiro turno. Já no rádio e TV a propaganda vai transcorrer de 30 de agosto a 3 de outubro.

Simone Brum Pias observou que a Justiça Eleitoral preza por campanha limpa, na questão visual e sonora. Diante disso, candidatos e partidos não poderão, por exemplo, utilizar cavaletes e outdoors para divulgar as candidaturas. Carros de som serão permitidos apenas durante carreatas, passeatas ou comícios, e não no dia a dia pelas ruas. Em sites, blogs e assemelhados a campanha eleitoral pode ocorrer, mas não de forma paga.

Sexta-feira, 12, a 23ª Zona Eleitoral de Ijuí vai efetuar audiência para nomeação dos mesários que irão atuar nas eleições nos seis municípios de abrangência, ou seja, Ijuí, Ajuricaba, Bozano, Nova Ramada, Catuípe e Coronel Barros. Após, haverá publicação dos nomes. Inclusive, na mesma entrevista hoje na Progresso, a juíza Simone pediu para que interessados se inscrevam como candidatos a mesários voluntários, para serem utilizados, caso faltem pessoas nomeadas para trabalhar nas seções eleitorais. Inscrições no Cartório Eleitoral ou pelo Whatsapp 55 9 9661 4107.

Até metade de setembro a Justiça da 23ª Zona Eleitoral pretende fazer o treinamento dos mesários. Simone Brum Pias aproveitou para destacar que haverá poucas mudanças de locais de seções eleitorais, apenas com aglutinação de seções em que existem poucos votantes. Mesmo com alterações, as seções ficarão no mesmo prédio.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí