Demais municípios também sofrem com a falta de chuva, como Ijuí, onde algumas lavouras têm morte da soja, como demostra a foto A prefeitura de Júlio decretou situação de emergência no município em razão das perdas causadas pela estiagem. O documento foi assinado hoje. Dessa maneira, Júlio de Castilhos é o primeiro município da região a decretar emergência devido à falta de chuva na atual safra.
Segundo a prefeitura, há danos de natureza humana, ou seja, pessoas sem acesso à água potável para consumo e agrícola, ainda perdas de produtividade e atraso no início do ciclo produtivo. Além da perda de produtividade em culturas da época, por exemplo, a soja, também há aumento nos custos de produção.
Ainda conforme o Executivo de Júlio de Castilhos, o prejuízo ocasionado pela estiagem também vai ser visível nos demais setores da sociedade, que dependem direta ou indiretamente do agronegócio. O laudo técnico emitido pela Emater tem base em levantamento por amostragem a campo e conhecimento da realidade do município.