Busca rápidaX

MANCHETES

Junto com negociação de maquinários, Expointer deverá ser palco de discussão sobre endividamento rural

21 de julho de 2025

O Rio Grande do Sul se prepara para mais uma Expointer. A 48ª edição da feira vai acontecer de 30 de agosto a 7 de setembro deste ano, no parque Assis Brasil, em Esteio. O lançamento aconteceu na última quinta-feira à noite, na sede da secretaria estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, em Porto Alegre.

O tema foi desdobrado ontem, às 6 horas e 30 minutos, no programa Progresso Rural, pela RPI. Segundo o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum, a área de estacionamento de veículos foi ampliada e praticamente dobra a capacidade de veículos em relação ao ano passado.

Edivilson Brum ainda destacou a preocupação com o anúncio do governo dos Estados Unidos em aumentar para 50% as tarifas sobre produtos importados do Brasil. Frisou que o Estado defende prorrogação por três meses da entrada em vigor da medida, e não em primeiro de agosto, para que até lá possa ser negociada uma solução diplomática entre o Brasil e o governo americano. O secretário da Agricultura gaúcho alerta que se for colocada em prática a tarifa de 50%, o impacto vai ser muito negativo para mercadorias vendidas pelo Rio Grande do Sul e outras regiões do Brasil para os Estados Unidos.

Quanto aos maquinários, uma das grandes áreas da Expointer, o secretário estadual da Agricultura frisa que as vendas são um desafio, devido ao endividamento dos agricultores, por conta das frustrações de safras no Rio Grande do Sul, visto problemas climáticos dos últimos anos. Porém, Edivilson Brum observa que as negociações no evento deverão ser positivas, até porque outros Estados brasileiros tiveram boas safras. Ele comenta, que a Expointer também vai ser palco de debates sobre as dívidas de produtores rurais, financiamentos, securitização de débitos e até judicialização.

Além de Brum, o Progresso Rural de ontem pela manhã teve manifestação, sobre a Expointer, do governador, Eduardo Leite. Leite destacou a realização da segunda edição do festival Sou do Sul, durante a feira, em Esteio, com presença de músicos do Rio Grande do Sul e convidados de fora. O governador também abordou o esforço para evitar que os Estados Unidos coloque em prática o aumento de taxação para mercadorias brasileiras, ainda o anúncio, semana passada, de 150 milhões de reais do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) para viabilizar a prorrogação de dívidas de crédito rural contratadas junto ao Banrisul e não contempladas pela recente resolução do Conselho Monetário Nacional, decisão adotada pelas últimas frustrações de safras.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e governo estadual
error: Conteúdo protegido!