A Sessão do Tribunal do Júri para o julgamento dos quatro acusados pelo homicídio de Jarbas David Heinle, ex-secretário municipal de Saúde de Bom Progresso, foi adiada pela segunda vez. A sessão estava marcada para quarta-feira (10), mas foi cancelada na sexta-feira (5) pela 1ª Vara Judicial da Comarca de Três Passos.
A decisão se deu pela falta de jurados suficientes e por questões de economicidade e segurança. Dos 50 convocados, 30 tiveram as dispensas aceitas por motivos como saúde, impedimentos legais e mudança de residência.
Embora o mínimo para o Conselho de Sentença seja 15, o Judiciário considerou o alto risco de o julgamento não ser realizado. Além disso, o custo para montar a logística de segurança para a transferência do réu Matheus Gabriel Muller Merel (preso em Charqueadas), que envolveria SUSEPE, Brigada Militar e apoio do Tribunal de Justiça, seria alto e inútil. O texto da decisão justifica que “permitir que toda essa estrutura seja ativada e que tais custos sejam efetivamente despendidos, ciente da altíssima probabilidade de que o ato não se realize, seria uma conduta temerária e contrária aos princípios da eficiência e da economicidade que devem reger a Administração Pública”.